Consultoria em:
Consultoria em Engenharia Urbana

Engenharia Urbana caracteriza-se por integrar áreas   tradicionais  da Engenharia , mas  de uma forma geral não praticadas em conjunto: Planejamento, Avaliação e Controle, Gestão Publica, Desenho Urbano, Transporte, Geotecnia, Saneamento e Meio Ambiente,  procurando acompanhar o avanço tecnológico e incorporando novas técnicas e procedimentos operacionais de Planejamento, Concepção e Produção, ao controle da qualidade ambiental das cidades e territórios, no maximo possivel usando a sinergia da dimanica do desenvolvimento na produção e registro da cidade, apoaindo e se benificiando da economia de mercado para a produção da infra-estrutura social.

Estudos, planejamento e projetos regionais e locais, visando a utilização do solo para as atividades do bem estar do ser humano : Preservação de Recursos Ambientais, Plano Diretor de Desenvolvimento, Operações Urbanas, Tributos Municipais, Circulação e Transporte, Geração de Recursos Extras Orçamentários ao Tesouro Público.

Em nossa forma de atuação , procura mos desenvolver e criar opções criativas, não convencionais , aos conceitos de cada empreendimento s públicos ou privados em seu aspecto institucional e técnico, normalmente com soluções inovadoras. Em significativas oportunidades , nossa participação se iniciou no apoio ao cliente, na procura de soluções alternativas a estudos e projetos, muitos dos quais, em fase adiantada de desenvolvimento, quando por nossa analise e sugestões , trocou-se de partido para um mais interessante e a custos menores, obtendo melhor retorno social e econômico.

Visamos sempre criar as melhores condições para a produção de espaços territoriais cada vez mais equilibrados com a aplicação de adequadas metodologia s e técnicas de an á a lise das transformações necessária s, sempre procurando visualizar suas deficiências e medi a das que as venham sanar os problemas já existentes, assim como, as conseqüentes das intervenções. Procuramos por em pratica “o gerenciamento do antes”.

Em empreendimentos imobiliários, de uma forma geral, analisamos os projetos de implantação apontando novas concepções e enfatizando enfoques que se não considerados podem causar danos e custos elevados. Procurar soluções institucionais inovadoras é uma das nossas constantes preocupações.

Estudos e Conceituação

Indignados com certas formas de decidir a execução dos melhoramentos públicos, procuramos formas alternativas de aproveitar a dinâmica do desenvolvimento e o aproveitamento das forças sinérgicas que atuam sobre as ações territoriais, desta forma com diversos e diferentes colaboradores elaboramos estudos que entre os quais cabem ser destacados entre outros:

- “Sistema Geo – Instrumento de Gestão do Espaço Territorial- Conjunto de procedimentos que aproveita as fases de projetos e das obras para manter permanente atualizado todas as informações dos municípios no que se refere ao espaço físico-territorial, envolvendo mapas, edificações, sistemas viário, e áreas publicas, rede de infra-estrutura subterrânea e aérea, impostos e lançamentos imobiliários e tributos sobre as propriedades; controle de edificações irregulares “clandestinas“, parcelamentos fundiários e registros imobiliários, aprovação de plantas e de conclusão de obras públicas e privadas. Foram nossos principais colaboradores: Engº Vernon Richard Khol e Arqtº Norberto Amorim, no período 1979 a 1981.

- “Operações Urbanas – instituto de organização da reciclagem acelerada imobiliária da Cidade, de forma a permitir que com a adequação dos parâmetros de ocupação do Uso do Solo, provocando adensamento de forma desejada, com incentivos ao bem construir e prover a infra-estrutura, se arrecade recursos para a correção das mazelas congênitas e conseqüentes da formação da cidade.

A infra-estrutura social, viária e complementares são criadas a custo zero pelo poder publico. Nossos estudos sempre consideram como Norte à máxima do eminente Professor Luiz Inácio de Anhaia Melo, por inúmeras vezes se referiu ao problema das metrópoles, deixando claro que o segredo da intervenção urbana é equilibrar os ganhos dos privados com os interesses da comunidade “A viga mestra de uma política urbanista é prover a prosperidade individual pela salvaguarda do interesse collectivo” - Luís Inácio de Anhaia Mello, 21/09/1928. O principal parceiro da evolução destes conceitos foi o saudoso pensador de cidades Luiz Antonio Pompéia (1943 – 2000), Presidente da Embraesp. Estes conceitos foram incorporados no Estatuto da Cidade com o titulo de Operação Urbana Consorciada, assim como desses estudos, outros conceitos também foram incorporados nesta peça legal. Período de desenvolvimento dos trabalhos: 1968 a 1982, de forma isolada, e de 1982 a 2000 em parceria com o Pompéia e demais colaboradores.

- “Contribuição de melhoria - Em vista da grande necessidade de criação da infra-estrutura de desenvolvimento territorial e a existência de legislação que possibilita que os beneficiários das melhorias públicas contribuam com os custos destas intervenções, que valorizando suas propriedades, rateando entre os beneficiados o custo incorrido, desenvolvemos estudos de aplicação destes princípios no desenvolvimento da região rural do Estado de São Paulo, tendo como vetor a melhoria e a pavimentação das estradas rurais, num total estimado de 180.000 km, num trabalho intitulado “Kit Parceria Estradas Rurais”; foi nosso principal parceiro nestes estudos, composto por uma grande e multidisciplinar equipe, o Engº Luciano de Bonna, presidente da ENPLAN ENGENHARIA.

- Plano Urbanístico Básico da Região Central da Cidade de São Paulo – PURC-SP.

Área de Planejamento

Plano Diretor do Barro Branco - SP – 1968 a 1970; 1993 a 1994 – cliente: Policia Militar do Estado de São Paulo

Plano Diretor da Região da Praia de Una - Iguape - SP; 1981 – 1983; 1986 a 1987 – cliente: 32 proprietários de glebas na região

CIASP - nova Ceasa em São Paulo - SP – 2001 a 2002, cliente: Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, TTC e Fundação sociologia e política FAPESP, meies

Elaboração dos estudos de logística de transporte intra regional e de circulação de produtos internos; estudos de transporte para análise ambiental. Estes estudos foram desenvolvidos em parceria com o Engº Vernon Richard Khol

Projetos Básicos e Executivos

Estivemos envolvidos em projetos de empreendimentos que somam mais de 1 milhão de lotes urbanos ou rurais

Projetos de empreendimentos imobiliários mais significativos, nos quais estiveram a nosso encargo: o levantamento topográfico, estudos fundiários, projeto do sistema viário e da infra-estrutura, vias de acesso realizando os projetos geométricos, de terraplanagem, de infra-estrutura e o controle geométrico das obras. De uma forma geral, tivemos como base “master-plan” fornecidos, aos quais adaptamos a realidade e posturas públicas

Condomínio Laranjeiras – Parati RJ - 1971 a 1975 cliente Adela e Bectel, tendo como base “master-plan” fornecidos, aos quais, foi por nós adequado às realidades e posturas

Parque Panamby São Paulo – SP – 1985-1 1990 – Cliente Lubeca

Villagio Panamby – São Paulo – SP – 1987 a 1989; 1996 a 2003-11-26 – Cliente Lubeca; Gafisa/Atlântica

Terminal de Atacadista Geral TAG – Guarulhos – SP – 1989 a 1991 Cliente Gafisa/Montreal

Neste projeto foi também de nossa responsabilidade a seleção de local.

Condomínio Villagio Tamboré 4, 5, 6 e 7 – Santana de Parnaíba – SP - 1998 a 2001- Cliente Rodobens, Chap-Chap e outros.